Domingo, 16 de Junho de 2024
 
 
 
    INFORMATIVO
 
 
 
Categorias
  • Curiosidades (6)
  • História (3)
  • Notícias (2)
  •  
    Pesquisar Postagens:
     
     
    Curiosidades
    Exportações Brasileiras de Cravo-da-Índia
     

    Os principais consumidores de cravo no mundo são os habitantes da Indonésia, responsáveis pelo consumo de mais de 50% da produção mundial. O principal uso dessa planta não é contudo na cozinha e sim na confecção de cigarros aromatizados com cravo, extremamente populares, a ponto de se afirmar que todo o país, em virtude desse hábito, parece estar odorizado com o suave e característico aroma do cravo.

    O principal comprador do cravo brasileiro e promotor da brusca expansão de sua participação no comércio exterior foi Cingapura, país vizinho da Indonésia (mais de 32% do total em 2006). A variação das quantidades negociadas, ano a ano, indica o típico comportamento de intermediários comum nos entrepostos asiáticos. O segundo maior importador do cravo brasileiro são os Emirados Árabes (12,6% da quantidade e 13,9% do valor em 2006), seguido pelo Paquistão (8,0% do valor), México (7,9% do valor) e Índia (6,3%). Somados os países asiáticos citados totalizaram 47,2% do valor das exportações brasileiras de cravo-da-índia em 2006.

    O bloco dos vizinhos latino-americanos, constituído por México (7,9%), Peru (4,5%), Venezuela (4,4%), Colômbia (3,5%) e República Dominicana (2,2%) respondeu por 22,6% do valor em 2006 e foram tradicionais compradores do cravo brasileiro (75,4% do valor total em 1996).

    No Brasil, praticamente apenas a Bahia produz esta especiaria de forma comercial na Região do Baixo Sul, representada pelos municípios de Valença, Ituberá, Taperoá, Camamu e Nilo Peçanha, sendo estes os principais produtores e mais ao Sudeste o município de Una.

     
     
    Publicado em 16/07/2017 12:50:11
    Por: Agrospice Brasil
     
     
     
     
     
    HOME        EMPRESA        PRODUTOS        INFORMATIVO        ORÇAMENTO        LOCALIZAÇÃO        LINKS        ATENDIMENTO
     
     
     
     
      Copyright © 2024 . Todos os Direitos Reservados . AGROSPICE - COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA.
    Proibida cópia total ou parcial deste site sem expressa autorização.